Como publicar um evento

A linha do tempo da Cultura Digital é um espaço aberto no qual todos podem colaborar com a construção do conteúdo.

1. Crie uma conta

O primeiro passo para colaborar é criar uma conta. Quando você tiver acesso ao administrador do site, você não só poderá adicionar novos eventos a linha do tempo, como também editar o eventos existentes, mudando seu texto, adicinoando fotos, vídeos e outros conteúdos relacionados.

2. Recomendações editoriais para se criar um evento

A proposta da Linha do tempo da Cultura Digital é que a descrição do evento seja o mais objetiva possível. Como ela pode ser editada por qualquer pessoa, a descrição vai conter uma visão impessoal do evento. Para colocar o seu ponto de vista, relatos individuais e outros conteúdos mais pessoais, utilize o espaço “Ponto de Vista” que existe no final de cada evento.

3.Como publicar um evento

Acesse o administrador do site e vá ao menu Posts > Adicionar novo

Você vai ver uma página muito simples para adicionar um post, como se fosse um blog normal e seus campos já conhecidos (título, conteúdo, tags, etc.) Preencha eles normalmente e repare nesses campos especiais:


Este é talvez o campo mais importante. Ele indica a data em que o evento aconteceu. É baseado neste campo que o evento será posicionado na linha do tempo. Se o evento teve vários dias de duração, preencha também a data “Fim”, se não, preencha apenas a primeira data. (obs: as datas são preenchidas no formato dd/mm/aaaa)


Nesta caixa você terá algumas opções sobre como seu post será exibido na linha do tempo.

Relevância: define o tamanho do texto que será exibido na linha. Eventos de relevância normalmente são grandes acontecimentos ou eventos de grande impacto
Título: Se você quiser, você pode, opcionalmente, definir um título que será usado na linha do tempo. Se você deixar em branco, será utilizado o próprio título do post. Esse campo é útil quando o título é muito grande e acaba ficando visualmente ruim na linha, então cria-se um título resumido apenas para a exibição na linha
Exibir: Escolha se você quer que apareça alguma coisa além do título do evento na linha do tempo. Se seu evento tem fotos, você pode querer que uma das fotos apareça na linha. O mesmo vale para vídeos ou áudios.


É possível marcar as pessoas que participaram do seu evento. Basta digitar o nome delas separadas por vírgula e clicar em “Adicionar”. Note que a mesma pessoa pode aparecer em vários eventos, inclusive algum evento que outra pessoa inseriu, por isso é interessante sempre escrever o nome de uma mesma pessoa do mesmo jeito. Digite as 3 primeiras letras do nome da pessoa e aguarde um instante para ver se o sistema te sugere algum nome que já foi usado em outro evento, essa é a melhor maneira de evitar que uma mesma pessoa seja marcada com nomes diferentes.


Neste box você pode adicionar links e vídeos relacionados. Entre com um nome e um link e, se quiser adicionar mais um vídeo ou link, clique no botão “Adicionar” correspondente. Os links dos vídeos devem ser endereços completos (com http e tudo) para a página do vídeo no vimeo ou youtube.

Se você escolheu, nas opções de exibição na linha, que queria que um vídeo aparecesse como destaque junto do seu evento, salve o post e então clique no botão “Exibir na linha” ao lado do vídeo desejado.


Você também pode adicionar fotos e arquivos de áudio como mídia relacionada a um post. Para isso clique em um dos botões ao lado de “Upload/Inserir”.

4. Como eu indico qual das fotos deve ser usada como miniatura do meu evento


Quando fizer o upload da foto, clique no botão “Usar como Imagem destacada”. Se quiser trocar a imagem, procure nos boxes do lado direito por “Imagem Destacada”.

Por último, não esqueça de publicar seu post!

5. Tem como eu saber se alguém alterou um evento que eu criei?


Marque esta opção e você receberá um email avisando sobre qualquer modificação feita neste evento. Você pode marcar essa opção em qualquer evento, e não só nos que você criou.

6. E se alguém apagar ou modificar meu evento de uma maneira que eu não concorde?

O sistema guarda um histórico de todas as alterações feitas a um evento. Confira o box “Revisões” na página de edição do evento. Você pode comparar todas as versões do evento e restaurar alguma versão antiga, se quiser.