Apple lança primeira geração de iPod

Em 23 de outubro de 2001, a Apple lança sua primeira versão do iPod. O “POD” é a sigla de “Portable On Demand”, o que numa tradução livre seria algo como “portátil desejado” e a letra “i” na frente, que se lê “ai” e significa “eu” em inglês, teria um sentido pessoal, como “o portátil que eu desejo/desejei” ou “o portátil que eu sempre quis”.

O iPod classic original custava US$ 399 com um disco rígido de 5 GB. A crítica não fez bons comentários em relação ao preço do dispositivo, mas o iPod provou ser um sucesso instantâneo no mercado, rapidamente ultrapassando outros MP3 players como o Nomad Jukebox. A Apple anunciou uma versão de 10 GB, por US$ 499, em março de 2002.

A Apple projetou uma roda de rolagem (scroll wheel) mecânica e contribuiu com o desenvolvimento da empresa Synaptics, que também desenvolve produtos como os mouses para laptops, incluindo o PowerBook da Apple. O iPod de primeira geração apresentava quatro botões (Menu, Play/Pause, Back e Forward), todos organizados em torno da roda central. Apesar de substituída mais tarde por rodas tocáveis (touch) e clicáveis (click) não-mecânicas, o design de controle circular tornou-se uma das principais características do iPod. Esta primeira geração só era disponível para Mac OS 9 (Classic) e X (10.1) e sua conexão com Macintoshes era feita somente através de Firewire.

É considerado até hoje o lançamento mais arriscado da Apple, pois foi lançado em outubro de 2001, quando os Estados Unidos ainda estavam sob forte comoção, devido aos atentados de 11 de setembro.