Lançamento da primeira versão do WordPress

Logo do WordPress com escrito

A primeira versão do WordPress – um sistema de gerenciamento de conteúdo escrito em linguagem PHP e executado no programa MySQL – foi lançada em 27 de maio de 2003, criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg a partir da já extinta plataforma b2/cafelog. Desde esse dia, o WordPress é distribuído gratuitamente sob a GNU General Public License.

Segundo a página da Wikipédia do WordPress (em inglês), o software é usado aproximadamente em 12% dos 1 milhão dos maiores websites do planeta, o que o faz ser o mais popular CMS (Content Management System, em portuguẽs Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do planeta. A última versão do sistema (3.0) foi lançada em agosto de 2010 e já foi baixada cerca de 22,8milhões de vezes, segundo cálculos do WordPress.

O WordPress.com, site para criação e hospedagem de blogs, foi lançado em 8 de agosto de 2005 em versão beta e aberto ao público em 21 de novembro de 2005. Ao lado do Blogger, é o sistema mais popular de criação de blogs.

Desde a edição 1.0, a maioria das versões do WordPress tem o codinome de um cantor de jazz dos Estados Unidos. A edição 1.2 tem o nome de Mingus, a edição 2.0 é Duke, 2.1 é Ella, 2.2 é Getz, 2.7 é Coltrane e assim por diante. A última versão (3.0) é a Thelonius.