Criação do Youtube

Logo do Youtube

Steve Chen e Jawed Karim – formados em ciências da computação da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign – e  Chad Churley, com formação em design pela Indiana University of Pennsylvania, trabalhavam no PayPal quando, nos primeiros dois meses de 2005, tiveram a ideia de criar um site que permitisse aos usuários compartilhar vídeos digitais. Em 15 de fevereiro de 2005, os três registraram o domínio Youtube.com, nome que surgiu a partir de You (você) com Tube (tubo), gíria americana para designar “televisão”.

Os três criadores do site trabalharam no desenvolvimento do site até maio de 2005, quando inauguraram uma versão beta do site. Em novembro do mesmo ano, o aporte de capital da Sequoia Capital possiblita o lançamento oficial do site em dezembro de 2005.

O primeiro vídeo foi colocado no ar em 23 de abril de 2005. Registrava, em 19 segundos, o passeio de um dos fundadores, Jawed Karim, no zoológico de San Diego (primeiro vídeo ao lado e na tela de apresentação do verbete na linha).

Chad Hurley e Steve Chen se tornam os primeiros diretores do YouTube (atualmente desempenham as funções de CEO,diretor executivo, e CTO, diretor de tecnologia, respectivamente). A facilidade para alojar vídeos pessoais de até 10 minutos de duração tornam o YouTube extremamente popular no início de 2006. Por conta disso, em outubro de 2006, o Google compra o site pela cifra de um U$ 1,650 bilhões de dólares, numa das aquisições mais comentadas da época.